Quem é a Pimpidu?

10 janeiro 2011

Um pouco de história

No séc. XIX iniciaram-se os movimentos para a institucionalização
da educação infantil, e no séc. XX apontaram-se caminhos para 
uma nova forma de pensar o processo educativo e as práticas 
pedagógicas, nomeadamente o Movimento Escola Nova.

ESCOLA NOVA
A corrente da Escola Nova (surgida nas primeiras décadas
do séc. XX) insurgindo-se contra o ensino tradicionalista,
centrado no professor e na cultura enciclopédica, propunha 
uma outra forma de compreender o processo de ensino e de 
aprendizagem (uma educação activa em torno do aluno)
apresentou propostas mais dinâmicas para a organização do 
espaço escolar, das atividades pedagógicas e inclusivé dos 
materiais didáticos utilizados. 


JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
(1746 - 1827. Suíça . pedagogo e educador)
Pestalozzi reuniu muitas crianças desfavorecidas num convento 
abandonado e educava-as, até que o edifício foi encerrado pelo 
invasor francês.Na verdade, o afecto teve um papel central nos 
fundamentos da Pedagogia Moderna.
Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, a escola 
idealizada por Pestalozzi deveria oferecer uma atmosfera de 
segurança e afecto.














Num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo, Pestalozzi 
tentou convencer Napoleão a criar um sistema nacional de 
educação primária, mas este respondeu-lhe que não podia perder 
tempo com o alfabeto!...


JOHN DEWEY
(1859 - 1952 . América do Norte .  filósofo e pedagogo)
John Dewey teve um papel relevante nas inovações educacionais,
nas primeiras décadas do século XX.
John Dewey estabeleceu a relação intrínseca entre acção e 
conhecimento, e defendia que a educação era um processo real 
e vital, vivido continuamente pelo homem do nascimento ao 
final da vida, numa constante reconstrução.

Dewey defendia também que aquilo que estivesse pronto e 
acabado sem qualquer participação criativa, em pouco 
proporcionaria o crescimento e a descoberta de novas coisas.
Para Dewey era fulcral que a educação não se restringisse ao 
ensino do conhecimento como algo acabado, mas sim que a 
criança tivesse um papel activo.
Assim, no laboratório-escola que dirigiu, as crianças aprendiam 
conceitos de física e biologia presenciando os processos de 
preparação das refeições.

A proposta de Dewey denominou-se Escola Nova: rompia com 
os valores dos métodos rígidos e repetitivos da Escola Tradicional, 
e assentava-se em novos princípios e métodos que promoviam os 
aspectos lúdicos e integradores da arte como meio auxiliar no 
processo de aprendizagem, os trabalhos em grupo, pesquisa, jogos 
lúdicos e técnicas experimentais do aprender fazendo, o que nos 
conduz à importância da arte, liberdade e experimentação
na aprendizagem.














No entanto, as suas idéias de "Educação Progressiva" 
foram duramente perseguidas no período da Guerra Fria...




MARIA MONTESSORI
(1870 - 1952 . Itália . educadora, médica e feminista)
Após muitos desacordos com o pai tradicionalista, foi a primeira 
mulher a formar-se em medicina na Itália!
Desenvolveu trabalho com crianças com necessidades especiais
e criou um espaço educacional para crianças que viviam na rua.
















Montessori propunha um método educacional que partia do 
concreto para o abstrato. Para tal, criou materiais lúdicos 
bastante ricos, que permitiam às crianças explorar neles desde 
as propriedades dos mesmos – tamanho, forma, cor, textura, 
peso, cheiro, barulho – até às atividades projectadas para 
desenvolver o raciocino lógico-matemático e a linguagem.


















CÉLESTIN FREINET
(1896 - 1966 . França . pedagogo)
Em 1920 iniciou seu trabalho como professor de escola primária,
comprou um tipógrafo para auxiliar a actividade de ensino (um 
ferimento pulmunar causado na I Grande Guerra dificultava-lhe 
a fala por períodos longos), e criou uma cooperativa de trabalho 
com professores de sua aldeia - cooperativa esta que suscitou o 
movimento da Escola Moderna em França.

 


















Uma constante preocupação de Freinet era a aplicação de uma 
pedagogia com novas ideias, acessível a crianças vindas de 
todos os meios.
Freinet considerava ainda a escola demasiada teórica, nem 
sempre com os conteúdos adequados às crianças, e desligada 
da vida. 
Assim gerou mudanças (que ainda hoje se aplicam) como: 
trabalhos em grupo, cantinhos temáticos na sala de aula, 
jornal escolar, aulas-passeio / aulas-de-campo,  
correspondência interescolar.


Os métodos do ensino de Freinet eram divergentes da política 
oficial de educação nacional e causavam um clima de desconfiança.
Em 1940, Freinet foi preso e mandado para o campo de concentração
de Var, onde ficou gravemente doente.




FRIEDRICH FROBEL
(1782 - 1852 . Alemanha . pedagogo)
Em 1837 Fröebel abriu o primeiro jardim de infância, onde as 
crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, 
e o professor seria o jardineiro.
Frobel contribuiu para a Pedagogia Moderna com a ideia de que 
o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo, e não 
meramente receptivo.

Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o lúdico, actividades 
de percepção sensorial e o brinquedo.
Na verdade, para Froebel, as brincadeiras não consistiam apenas 
diversão, eram o primeiro recurso de aprendizagem, um modo 
de criar representações do mundo concreto com a finalidade de 
o entender.
Considerava ainda o desenho e as actividades que envolvessem
o movimento e ritmos, muito importantes.
Valorizava também a utilização de histórias, lendas, contos de 
fadas e fábulas, assim como o contacto com a natureza.























HERBERT READ
(1893 - 1968 . Inglaterra .  poeta, crítico de arte e de literatura)
O conceito de Educação pela Arte foi desenvolvido por Herbert 
Read, na obra «Education throught Art».
Para Read educar pela Arte é Educar para a Paz, noção 
influenciada pelo choque e o terror que viveu após a 
2ª Guerra Mundial.

Para Read a expressão é um acto libertador de energias contidas,
e geralmente desencadeadoras de um processo, o que irá contribuir 
para a re-construção e desenvolvimento harmonioso do indivíduo.

Para Read o recurso a uma pedagogia não meramente expositora
é fundamental, e a educação deve promover a educação estética 
a fim de estabelecer uma conexão harmoniosa entre o indivíduo 
e um exigente mundo exterior, na medida em que a educação 
estética é entendida como a educação dos sentidos - na qual se 
fundamenta a  consciência, a inteligência e o raciocínio.
Além disso, pode de certa forma ultrapassar barreiras da cultura,
questões de índole racial, de idade e de língua.














Este movimento alastrou-se na década de 80. Alguns países 
aderiram à Educação pela Arte com a introdução de disciplinas 
de carácter estético, e surgem editores e fabricantes de material 
didáctico apelativo.




BIBLIOGRAFIA
* wikipédia
* Artigo "Educação pela Arte" do Professor Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva
* Resumo do livro "Fundamentos da Arte-Educação" da autora Ana Helena Goes,
por Domenico Sovano

Sem comentários: