ESSE MARAVILHOSO ORGÃO QUE É O CÉREBRO…
Nascemos com uma maleável massa encefálica, um potencial.Quando a criança é alimentada em diversos sentidos, existe
dentro das células cerebrais um movimento de conexão
e relacionamento entre si.
Estamos a nutrir esse potencial.
Na verdade, a aprendizagem é um processo constante.Tudo o que se passa à nossa volta, vemos, ouvimos,
tocamos, cheiramos e saboreamos resulta em aprendizagem.
E toda aprendizagem envolve tanto emoções como intelecto.
Cada criança, cada adulto, cada ser, tem o seu ritmo próprio,
e a meu ver, deve ser respeitado e nutrido para desabrochar
de uma forma rica e naturalmente.
EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE
À classica "educação da inteligência" surge agora a inovadora"educação da sensibilidade", visando um desenvolvimento
harmonioso e total de cada indivíduo.
Há quem defenda que a arte não deve ser só matéria a ser ensinada,
mas que também pode ser utilizada para estimular a aprendizagem
e imprimir um ritmo mais criativo, livre e lúdico à educação.
A Educação pela Arte poderá ser definida como o desenvolvimento
da criatividade e das capacidades de expressão e comunicação
de cada um.
Tem por base a realização pessoal, dando ênfase à imaginação,
espontaneidade e expressão de diversas formas.
Não tem a pretensão de formar artistas.
Visa sim uma educação criativa, o desenvolvimento psíquico,
motor e sensibilidade.
O que importa não é o produto final obtido, mas essencialmente
o processo de criação (é aqui que todo o trabalho interno e de
descoberta e adaptação ao mundo acontece… que integramos
os nossos mapas mentais...).
CRIATIVIDADE PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL ?
Leio e releio em artigos que a arte e a educação através da arte
promovem a criatividade, inovação, pensamento crítico
- capacidades fundamentais para uma cultura de responsabilidade
social, para a construção de um futuro sustentável, onde os
indivíduos sejam mais criativos, mais críticos e mais solidários.
Mas afinal, o que é um futuro sustentável?
O conceito de desenvolvimento sustentável é normalmentedefinido como: "a possibilidade de se atingir (agora e nas futuras
gerações) um nível satisfatório de desenvolvimento social e
econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao
mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e
preservando as espécies e os habitats naturais."
A propósito, li esta frase e gostei:
"A educação pode, a longo prazo, fazer face a problemas
graves do planeta, pode preparar os jovens para o desenvolvimento
sustentável e harmonioso, pode ser o único caminho para preservar
identidades, sistemas econômicos e equilíbrios ecológicos.
BIBLIOGRAFIA
* http://www.sirkenrobinson.com/
* Artigo "Educação pela Arte" do Professor Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva
* Resumo do livro "Fundamentos da Arte-Educação" da autora Ana Helena Goes, por Domenico Sovano
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