No séc. XIX iniciaram-se os movimentos para a institucionalização
da educação infantil, e no séc. XX apontaram-se caminhos para
uma nova forma de pensar o processo educativo e as práticas
pedagógicas, nomeadamente o Movimento Escola Nova.
ESCOLA NOVA
A corrente da Escola Nova (surgida nas primeiras décadas
do séc. XX) insurgindo-se contra o ensino tradicionalista,
centrado no professor e na cultura enciclopédica, propunha
uma outra forma de compreender o processo de ensino e de
aprendizagem (uma educação activa em torno do aluno),
apresentou propostas mais dinâmicas para a organização do
espaço escolar, das atividades pedagógicas e inclusivé dos
materiais didáticos utilizados.
da educação infantil, e no séc. XX apontaram-se caminhos para
uma nova forma de pensar o processo educativo e as práticas
pedagógicas, nomeadamente o Movimento Escola Nova.
ESCOLA NOVA
A corrente da Escola Nova (surgida nas primeiras décadas
do séc. XX) insurgindo-se contra o ensino tradicionalista,
centrado no professor e na cultura enciclopédica, propunha
uma outra forma de compreender o processo de ensino e de
aprendizagem (uma educação activa em torno do aluno),
apresentou propostas mais dinâmicas para a organização do
espaço escolar, das atividades pedagógicas e inclusivé dos
materiais didáticos utilizados.
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
(1746 - 1827. Suíça . pedagogo e educador)
Pestalozzi reuniu muitas crianças desfavorecidas num convento abandonado e educava-as, até que o edifício foi encerrado pelo
invasor francês.Na verdade, o afecto teve um papel central nos
fundamentos da Pedagogia Moderna.
Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, a escola
idealizada por Pestalozzi deveria oferecer uma atmosfera de
segurança e afecto.
fundamentos da Pedagogia Moderna.
Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, a escola
idealizada por Pestalozzi deveria oferecer uma atmosfera de
segurança e afecto.
Num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo, Pestalozzi
tentou convencer Napoleão a criar um sistema nacional de
educação primária, mas este respondeu-lhe que não podia perder
tempo com o alfabeto!...
JOHN DEWEY
(1859 - 1952 . América do Norte . filósofo e pedagogo)
John Dewey teve um papel relevante nas inovações educacionais,nas primeiras décadas do século XX.
John Dewey estabeleceu a relação intrínseca entre acção e
conhecimento, e defendia que a educação era um processo real
e vital, vivido continuamente pelo homem do nascimento ao
final da vida, numa constante reconstrução.
Dewey defendia também que aquilo que estivesse pronto e
acabado sem qualquer participação criativa, em pouco
proporcionaria o crescimento e a descoberta de novas coisas.
Para Dewey era fulcral que a educação não se restringisse ao
ensino do conhecimento como algo acabado, mas sim que a
criança tivesse um papel activo.
Assim, no laboratório-escola que dirigiu, as crianças aprendiam
conceitos de física e biologia presenciando os processos de
preparação das refeições.
acabado sem qualquer participação criativa, em pouco
proporcionaria o crescimento e a descoberta de novas coisas.
Para Dewey era fulcral que a educação não se restringisse ao
ensino do conhecimento como algo acabado, mas sim que a
criança tivesse um papel activo.
Assim, no laboratório-escola que dirigiu, as crianças aprendiam
conceitos de física e biologia presenciando os processos de
preparação das refeições.
A proposta de Dewey denominou-se Escola Nova: rompia com
os valores dos métodos rígidos e repetitivos da Escola Tradicional,
e assentava-se em novos princípios e métodos que promoviam os
aspectos lúdicos e integradores da arte como meio auxiliar no
processo de aprendizagem, os trabalhos em grupo, pesquisa, jogos
lúdicos e técnicas experimentais do aprender fazendo, o que nos
conduz à importância da arte, liberdade e experimentação
os valores dos métodos rígidos e repetitivos da Escola Tradicional,
e assentava-se em novos princípios e métodos que promoviam os
aspectos lúdicos e integradores da arte como meio auxiliar no
processo de aprendizagem, os trabalhos em grupo, pesquisa, jogos
lúdicos e técnicas experimentais do aprender fazendo, o que nos
conduz à importância da arte, liberdade e experimentação
na aprendizagem.
No entanto, as suas idéias de "Educação Progressiva"
foram duramente perseguidas no período da Guerra Fria...
MARIA MONTESSORI
(1870 - 1952 . Itália . educadora, médica e feminista)
Após muitos desacordos com o pai tradicionalista, foi a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália!
Desenvolveu trabalho com crianças com necessidades especiais
e criou um espaço educacional para crianças que viviam na rua.
Montessori propunha um método educacional que partia do
e criou um espaço educacional para crianças que viviam na rua.
Montessori propunha um método educacional que partia do
concreto para o abstrato. Para tal, criou materiais lúdicos
bastante ricos, que permitiam às crianças explorar neles desde
as propriedades dos mesmos – tamanho, forma, cor, textura,
peso, cheiro, barulho – até às atividades projectadas para
desenvolver o raciocino lógico-matemático e a linguagem.
CÉLESTIN FREINET
comprou um tipógrafo para auxiliar a actividade de ensino (um
ferimento pulmunar causado na I Grande Guerra dificultava-lhe
a fala por períodos longos), e criou uma cooperativa de trabalho
com professores de sua aldeia - cooperativa esta que suscitou o
movimento da Escola Moderna em França.
bastante ricos, que permitiam às crianças explorar neles desde
as propriedades dos mesmos – tamanho, forma, cor, textura,
peso, cheiro, barulho – até às atividades projectadas para
desenvolver o raciocino lógico-matemático e a linguagem.
CÉLESTIN FREINET
(1896 - 1966 . França . pedagogo)
Em 1920 iniciou seu trabalho como professor de escola primária,comprou um tipógrafo para auxiliar a actividade de ensino (um
ferimento pulmunar causado na I Grande Guerra dificultava-lhe
a fala por períodos longos), e criou uma cooperativa de trabalho
com professores de sua aldeia - cooperativa esta que suscitou o
movimento da Escola Moderna em França.
Uma constante preocupação de Freinet era a aplicação de uma
pedagogia com novas ideias, acessível a crianças vindas de
todos os meios.
Freinet considerava ainda a escola demasiada teórica, nem
sempre com os conteúdos adequados às crianças, e desligada
da vida.
Assim gerou mudanças (que ainda hoje se aplicam) como:
trabalhos em grupo, cantinhos temáticos na sala de aula,
jornal escolar, aulas-passeio / aulas-de-campo,
correspondência interescolar.
Os métodos do ensino de Freinet eram divergentes da política
oficial de educação nacional e causavam um clima de desconfiança.
Em 1940, Freinet foi preso e mandado para o campo de concentração
de Var, onde ficou gravemente doente.
FRIEDRICH FROBEL
(1782 - 1852 . Alemanha . pedagogo)
Em 1837 Fröebel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim,
e o professor seria o jardineiro.
Frobel contribuiu para a Pedagogia Moderna com a ideia de que
o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo, e não
meramente receptivo.
Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o lúdico, actividades
de percepção sensorial e o brinquedo.
Na verdade, para Froebel, as brincadeiras não consistiam apenas diversão, eram o primeiro recurso de aprendizagem, um modo
de criar representações do mundo concreto com a finalidade de
o entender.
Considerava ainda o desenho e as actividades que envolvessem
o movimento e ritmos, muito importantes.
Valorizava também a utilização de histórias, lendas, contos de
fadas e fábulas, assim como o contacto com a natureza.
o movimento e ritmos, muito importantes.
Valorizava também a utilização de histórias, lendas, contos de
fadas e fábulas, assim como o contacto com a natureza.
HERBERT READ
(1893 - 1968 . Inglaterra . poeta, crítico de arte e de literatura)
O conceito de Educação pela Arte foi desenvolvido por Herbert Read, na obra «Education throught Art».
Para Read educar pela Arte é Educar para a Paz, noção
influenciada pelo choque e o terror que viveu após a
2ª Guerra Mundial.
influenciada pelo choque e o terror que viveu após a
2ª Guerra Mundial.
Para Read a expressão é um acto libertador de energias contidas,
e geralmente desencadeadoras de um processo, o que irá contribuir
para a re-construção e desenvolvimento harmonioso do indivíduo.
Para Read o recurso a uma pedagogia não meramente expositora
é fundamental, e a educação deve promover a educação estética
a fim de estabelecer uma conexão harmoniosa entre o indivíduo
e um exigente mundo exterior, na medida em que a educação
estética é entendida como a educação dos sentidos - na qual se
e geralmente desencadeadoras de um processo, o que irá contribuir
para a re-construção e desenvolvimento harmonioso do indivíduo.
Para Read o recurso a uma pedagogia não meramente expositora
é fundamental, e a educação deve promover a educação estética
a fim de estabelecer uma conexão harmoniosa entre o indivíduo
e um exigente mundo exterior, na medida em que a educação
estética é entendida como a educação dos sentidos - na qual se
fundamenta a consciência, a inteligência e o raciocínio.
Além disso, pode de certa forma ultrapassar barreiras da cultura,
questões de índole racial, de idade e de língua.
questões de índole racial, de idade e de língua.
Este movimento alastrou-se na década de 80. Alguns países
aderiram à Educação pela Arte com a introdução de disciplinas
de carácter estético, e surgem editores e fabricantes de material
didáctico apelativo.
BIBLIOGRAFIA
* wikipédia* Artigo "Educação pela Arte" do Professor Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva
* Resumo do livro "Fundamentos da Arte-Educação" da autora Ana Helena Goes,
por Domenico Sovano
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